APRESENTANDO O ERE!

  


O ERE: Diálogos da Educação das Relações Étnico-raciais - II Simpósio Corpoder/II Seminário Geparrei tem o propósito de apresentar e debater práticas e saberes voltados para uma educação decolonial com temas orientados por relações étnico-raciais, indígenas, africanas e afro- diaspóricas, e organizados nos seguintes eixos temáticos: “Racismo, antirracismo, negritude e branquitude”, “Religiosidades e espiritualidades”, “Questões indígenas e educação”, e “Interculturalidades e territorialidades”  . Durante o evento, que ocorrerá de 30 de outubro a 1o. de novembro nos campi Centro e Realengo II do Colégio Pedro II, na cidade do Rio de Janeiro, os eixos temáticos serão desenvolvidos através de giras de saberes e práticas (conferências, mesas, oficinas e atividades culturais) compostas por profissionais, pesquisadoras/es, educadoras/es, estudantes e pensadoras/es-ativistas de diferentes corporalidades geográficas, sociais, étnico-raciais e trajetórias de formação. Um dos principais objetivos do encontro é compartilhar experiências pluriculturais libertárias (multi/interculturais), que sirvam de resistência epistemológica, ontológica, estética, ético- política às concepções eurocêntricas, dominantes e opressoras, em espaços coletivos de discussões e de reflexões sobre saberes, práticas e relações étnico-raciais alternativos aos modelos hegemônicos de educação.
  Buscando a construção de uma educação antirracista, pretendemos questionar os paradigmas epistemológicos e políticos que orientam as atividades pedagógicas e educacionais dos ambientes escolares e acadêmicos, ouvindo as vozes trazidas de perspectivas e narrativas silenciadas pela educação eurocentrada, tendo em vista a divulgação de propostas e práticas pedagógicas de diferentes componentes curriculares, como, por exemplo, a produção de materiais didáticos que atendam às leis 10.639/03 e 11.645/08.
  No eixo Racismo, antirracismo, negritude e branquitude, nosso objetivo é consolidar a luta antirracista na sociedade em que vivemos, por meio da abordagem e problematização de conceitos centrais no debate acerca da construção de identidades étnico-raciais negras africanas, afrodiaspóricas, indígenas e brancas. Com isso, o eixo pretende tematizar o racismo desde perspectivas conceituais indissociáveis, tais como a negritude, as indianidades e a branquitude, explorando e problematizando os aspectos sociais, étnicos, culturais, políticos, econômicos, éticos e estéticos decorrentes desses conceitos e presentes em nossas vidas.
  Através do eixo Religiosidades e espiritualidades, entre tantas outras possíveis semeaduras no interior de um terreno tão fértil para a educação, objetivamos cultivar saberes e práticas da diversidade religiosa e combater o racismo religioso e epistêmico. Nesse sentido, serão acolhidos nesse eixo trabalhos ligados às religiões e às espiritualidades de matrizes africanas e indígenas, tendo em vista a valorização de seus saberes, poéticas, ética e ontologia; bem como as vivências nos terreiros e demais territórios de práticas espirituais, enquanto espaços de reontologização e resistência ancestral desses povos.
  No eixo Questões indígenas e educação, buscamos conhecer e reconhecer a multiplicidade e o valor das culturas e sabedorias indígenas e jamais esquecer o epistemicídio e o etnocídio a que foram (e são) submetidos os povos originários da Terra, através do processo de dominação colonial,cujas tentativas de apagamento das línguas, costumes e saberes indígenas encontram historicamente a resistência desses povos. Afirmando a multiplicidade das culturas e saberes indígenas, neste eixo pretendemos visibilizar a luta permanente desses sujeitos para repensarmos as relações que estabelecemos com a natureza humana e não-humana, buscando aprender, com ensinamentos indígenas, saberes e práticas que permitam reinventar a educação e a nossa humanidade.
  No eixo Interculturalidades e territorialidades, serão acolhidos trabalhos que versem sobre as estratégias de organização social e política alternativas ao colonialismo, efetivadas ao longo da história através da construção e defesa de diferentes territorialidades não brancas, tais como aldeamentos indígenas e ciganos, quilombos, organizações quilombistas e similares, bem como outros modos de organização social comunitários ameaçados pelo avanço do sistema capitalista moderno. Neste sentido, nosso intuito é compartilhar experiências exitosas em educação, economia, política e ecologia anticoloniais, tendo em vista o fortalecimento desses territórios, por meio de um diálogo intercultural que reconheça seus sujeitos como interlocutores fundamentais para a construção da sociedade que queremos.

INSCRIÇÃO DE TRABALHOS:

  Em articulação com esses eixos temáticos, convidamos pessoas interessadas em apresentar trabalhos, sob a forma de oficinas ou comunicações nas giras de saberes, com o objetivo de proporcionar espaços de encontros e trocas de experiências coletivas e pluriculturais que, em uma perspectiva de aprendizagem aberta, dinâmica e potencialmente criadora, proponham caminhos para a construção de uma educação decolonial e libertária.

Após preencher o formulário de inscrição e escolher um dos eixos para submeter seu trabalho, os resumos com propostas de oficinas (com duração de até 1h30min) ou comunicação (de até 20min.) para as giras de saberes devem conter:
  • ·      título, autoras/es, justificativas e objetivos;
  • ·         de 2.000 a 3.500 caracteres com espaços;
  • ·         de três a cinco palavras-chave.


INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 02/10
Através do endereço abaixo
https://forms.gle/jM98syWRLUym97do8.

MAIORES INFORMAÇÕES
https://erecp2.blogspot.com/

CONTATO
dialogoseducacaoetnicoracial@gmail.com



ORGANIZADORES: 
Corpoder - GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM FILOSOFIAS DECOLONIAIS, CORPOS, PODERES E SABERES

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/317706

Geparrei - GRUPO DE ESTUDOS, PESQUISAS E AÇÕES SOBRE RACISMO, EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E INDÍGENAS

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/203700


APOIO: 
GFPPD – GRUPO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGIAS DECOLONIAIS

http://gfpcpd.blogspot.com/?m=1.



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