PROGRAMAÇÃO DAS GIRAS DAS COMUNICAÇÕES
Quinta-feira, dia 31 de outubro, de 13h às 15h:
Gira 1: Racismo e
Antirracismo – Temas Voltados a Docentes
LOCAL: SALA 7 – BLOCO B
Stefany Silva Matos | O afeto nas relações da educação infantil: a
importância do “abraço negro”.
Gisele Rose da Silva | Azoilda Loretto da Trindade: Um caminho rumo à
construção existencial de identidades negras
Wudson Guilherme de Oliveira | Os povos Bantu e a decoloniedade: Matutando as
possibilidades e conquistas a partir da literatura afro para a implementação do
Artigo 26-A da LDBEN no chão da escola.
Lucrécia de Mascarenhas Batista | Docência e educação antirracista: relato de uma
experiência de intervenção curricular no conteúdo relativo ao estudo da
Primeira República no Brasil.
Alice Xavier Marques de Oliveira | Doutoras negras lutando contra o racismo na
universidade.
Gira
2: Racismo e Antirracismo – Relatos de Racismo e Supremacia Branca
LOCAL:
SALA 8 – BLOCO B
Luziara Novaes | O
dia seguinte das mães de santo: efeitos do racismo religioso após violações e
depredações dos terreiros.
Letícia Sousa Campos da
Silva | Um silêncio negro na Memória
Histórica do Colégio Pedro II: notas sobre o período imperial.
Wesley Paulo Peixoto | O racismo na escola e as suas
consequências para o estudante negro.
Fernanda da Silva Santos | Narrativas da branquitude: Uma perspectiva
antirracista no Programa Jovem Aprendiz
Sexta-feira,
dia 01 de novembro, de 9h às 11h:
Gira 3: Racismo e
Antirracismo – Temas de Artes e Estéticas de Coloniais
LOCAL: SALA
7 – BLOCO B
Ana Claudia Pinto da Silva | O Cabelo crespo como fio condutor
do processo de construção de identidades étnico-raciais de crianças negras no
ambiente escolar
Affonso Celso De Miranda
Neto | Exu nas Escolas e a
descolonização da Educação Musical
Gisele Caroline dos Santos Monteiro | Cinema Favelado: A insurgência dos favelados através
do Cinema Negro
Luis Paulo Cruz Borges | Entre Thor e Xangô: significando negritude e
branquitude a partir do conhecimento escolar.
Gira
4: Religiosidades e Espiritualidades
LOCAL:
SALA 8 – BLOCO B
Paula
dos Reis Moita | Das leituras da vida para a vida nas
leituras: oralidade e letramento no terreiro de umbanda.
Yan Silva dos Anjos
| Os Guardiães dos
Portais. Uma análise sobre a Homossexualidade na Tribo Dagara, Costa Oeste
Africana.
Magali Meneses dos Santos, Dyanna Santos
Coutinho, Edriele Niedja da Silva Gomes e Mara Cristina Freitas Martins
| Negras
Candomblecistas: Relatos de Racismo Religioso.
Marta Ferreira | De menina à rainha/ de
rainha à menina: identidades tecidas nas narrativas afrodiaspóricas do terreiro.
Sexta-feira,
dia 01 de novembro, de 13h às 15h:
Gira
5: Questões indígenas + Interculturalidades e Territorialidades
LOCAL: SALA
7 – BLOCO B
Nathalia
Claro Moreira | Educação informal, agência e protagonismo indígena:
possibilidades de interpretação na América Latina
Rosa
Maria Dias | Meninas bonitas: um estudo sobre
empoderamento feminino e relações étnico-raciais no contexto escolar a partir
da literatura infantil
Elaine
Ferreira | Reflexões sobre a territorialidade da mulher
negra no campo: sua interculturalidade rural
Rogério Luis da Rocha Seixas | O Ensino da Filosofa
Perspectivista Afro-ameríndia e as Relações Étnico-Raciais
Heráclito dos Santos Barbosa
(Taata Luangomina) | Patrimônio Bantu-Indígena:
saberes e práticas ancestrais no Museu da Costa do Dendê de Cultura Afro
Indígena.
Gira
6: Racismo e Antirracismo – Temas Sobre Identidades e Juventude
LOCAL: SALA
8 – BLOCO B
Vitor Gabriel Ferreira de Araujo | Intersecções
em racismo e lgbtfobia na construção de identidades
Bianca Toscano de Souza | Sexualidade da juventude negra; a influência do
racismo na hipersexualização e objetificação de seus corpos
Octávio de Souza Lima da Silva | A juventude negra e suas formas de fazer política.
Batekoo - performances identitárias transcendendo a opressão
Bruno Cardoso de Menezes Bahia | O racismo na relação professor-aluno a partir de uma
abordagem decolonial: um estudo de caso
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