PROGRAMAÇÃO DAS GIRAS DAS COMUNICAÇÕES




Quinta-feira, dia 31 de outubro, de 13h às 15h:


Gira 1: Racismo e Antirracismo – Temas Voltados a Docentes
 LOCAL: SALA 7 – BLOCO B 

Stefany Silva Matos | O afeto nas relações da educação infantil: a importância do “abraço negro”.

Gisele Rose da Silva | Azoilda Loretto da Trindade: Um caminho rumo à construção existencial de identidades negras

Wudson Guilherme de Oliveira | Os povos Bantu e a decoloniedade: Matutando as possibilidades e conquistas a partir da literatura afro para a implementação do Artigo 26-A da LDBEN no chão da escola.

Lucrécia de Mascarenhas Batista | Docência e educação antirracista: relato de uma experiência de intervenção curricular no conteúdo relativo ao estudo da Primeira República no Brasil.

Alice Xavier Marques de Oliveira | Doutoras negras lutando contra o racismo na universidade.



Gira 2: Racismo e Antirracismo – Relatos de Racismo e Supremacia Branca
LOCAL: SALA 8 – BLOCO B

Luziara Novaes | O dia seguinte das mães de santo: efeitos do racismo religioso após violações e depredações dos terreiros.
Letícia Sousa Campos da Silva | Um silêncio negro na Memória Histórica do Colégio Pedro II: notas sobre o período imperial.

Wesley Paulo Peixoto | O racismo na escola e as suas consequências para o estudante negro.

Fernanda da Silva Santos | Narrativas da branquitude: Uma perspectiva antirracista no Programa Jovem Aprendiz


Sexta-feira, dia 01 de novembro, de 9h às 11h:

Gira 3: Racismo e Antirracismo – Temas de Artes e Estéticas de Coloniais
LOCAL: SALA 7 – BLOCO B

Ana Claudia Pinto da Silva | O Cabelo crespo como fio condutor do processo de construção de identidades étnico-raciais de crianças negras no ambiente escolar

Affonso Celso De Miranda Neto | Exu nas Escolas e a descolonização da Educação Musical

Gisele Caroline dos Santos Monteiro | Cinema Favelado: A insurgência dos favelados através do Cinema Negro

Luis Paulo Cruz Borges | Entre Thor e Xangô: significando negritude e branquitude a partir do conhecimento escolar.


Gira 4: Religiosidades e Espiritualidades
LOCAL: SALA 8 – BLOCO B

Paula dos Reis Moita | Das leituras da vida para a vida nas leituras: oralidade e letramento no terreiro de umbanda.

Yan Silva dos Anjos | Os Guardiães dos Portais. Uma análise sobre a Homossexualidade na Tribo Dagara, Costa Oeste Africana.

Magali Meneses dos Santos, Dyanna Santos Coutinho, Edriele Niedja da Silva Gomes e Mara Cristina Freitas Martins | Negras Candomblecistas: Relatos de Racismo Religioso.

Marta Ferreira | De menina à rainha/ de rainha à menina: identidades tecidas nas narrativas afrodiaspóricas do terreiro.



Sexta-feira, dia 01 de novembro, de 13h às 15h:

Gira 5: Questões indígenas + Interculturalidades e Territorialidades
LOCAL: SALA 7 – BLOCO B

Nathalia Claro Moreira | Educação informal, agência e protagonismo indígena: possibilidades de interpretação na América Latina

Rosa Maria Dias | Meninas bonitas: um estudo sobre empoderamento feminino e relações étnico-raciais no contexto escolar a partir da literatura infantil

Elaine Ferreira | Reflexões sobre a territorialidade da mulher negra no campo: sua interculturalidade rural

Rogério Luis da Rocha Seixas | O Ensino da Filosofa Perspectivista Afro-ameríndia e as Relações Étnico-Raciais

Heráclito dos Santos Barbosa (Taata Luangomina) | Patrimônio Bantu-Indígena: saberes e práticas ancestrais no Museu da Costa do Dendê de Cultura Afro Indígena.


Gira 6: Racismo e AntirracismoTemas Sobre Identidades e Juventude
LOCAL: SALA 8 – BLOCO B

Vitor Gabriel Ferreira de Araujo | Intersecções em racismo e lgbtfobia na construção de identidades

Bianca Toscano de Souza | Sexualidade da juventude negra; a influência do racismo na hipersexualização e objetificação de seus corpos

Octávio de Souza Lima da Silva | A juventude negra e suas formas de fazer política. Batekoo - performances identitárias transcendendo a opressão

Bruno Cardoso de Menezes Bahia | O racismo na relação professor-aluno a partir de uma abordagem decolonial: um estudo de caso


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